quinta-feira, 12 de julho de 2012

Gripe A: CPERS cobra providências imediatas do governo do Estado
O CPERS/Sindicato entregou na tarde desta quarta-feira (11), no Palácio Piratini, documento direcionado ao governador Tarso Genro cobrando providências imediatas para conter o avanço da gripe A no Estado. Amanhã (quinta-feira, 12) o documento será entregue à Secretaria da Educação.
O sindicato reivindica a disponibilização imediata e gratuita de vacinas para estudantes, educadores e pais de alunos em todo o Estado; a antecipação das férias escolares; a alocação de verbas extraordinárias para que as escolas possam investir na prevenção e higiene do ambiente escolar; e o desenvolvimento uma campanha pública de esclarecimentos sobre os riscos trazidos à saúde pela gripe A.
“Os riscos de contaminação estão gerando pânico em algumas regiões do Estado, sem que sejam adotadas medidas condizentes com a situação. O número de mortes aumenta a cada dia, mas as autoridades responsáveis evitam encarar o problema com a dimensão que possui”, diz o documento entregue ao governo pelo sindicato.
A preocupação com o problema levou a entidade a cancelar seminário previsto para o próximo dia 20, que tinha como objetivo discutir a reestruturação do ensino médio na rede estadual. O encontro deverá ser realizado em data ainda a ser definida.
Veja, abaixo, o documento entregue ao governo.
Texto e foto: João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato.
OF. Nº 075/GAB                                                           Porto Alegre, 11 de julho de 2012.


Senhor Governador:


O CPERS/Sindicato vem, através deste, manifestar a sua preocupação com o atual surto de Gripe A existente no Estado do Rio Grande do Sul. A proliferação dessa doença, que tende a se agravar no próximo período, evidencia a insuficiência das medidas preventivas adotadas e a precariedade de atendimento médico em nosso Estado.
Os riscos de contaminação estão gerando pânico em algumas regiões do Estado, sem que sejam adotadas medidas condizentes com a situação. O número de mortes aumenta a cada dia, mas as autoridades responsáveis evitam encarar o problema com a dimensão que possui. Em particular, em relação às escolas, não há iniciativas concretas do governo no sentido de impedir a generalização da doença. Até o momento, a Secretaria da Educação se limita a emitir orientações de higiene e prevenção. Evidentemente, essa é uma medida insuficiente para combater a disseminação da gripe na rede escolar.
Diante da gravidade da situação que ameaça o conjunto da comunidade escolar gaúcha, a Direção do CPERS/Sindicato reivindica do governo as seguintes medidas:

1. Disponibilizar, de forma imediata, o acesso gratuito à vacinação para todos os estudantes, educadores e pais em todas as cidades do Rio Grande do Sul; 2. Antecipar o período das férias escolares;

Exmo. Sr.

Tarso Genro

DD. Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Palácio Piratini

N/Capital

3. Disponibilizar, imediatamente, verbas extraordinárias para que as escolas possam investir em prevenção e higiene no ambiente escolar;
4. Deflagrar uma verdadeira campanha de esclarecimento público dos riscos à saúde trazidos por essa nova epidemia de Gripe A.
A Gripe A já é hoje uma calamidade pública e deve ser combatida sem hesitações. Não podemos permitir que o povo gaúcho, mais uma vez seja vítima da falta de assistência à saúde.
Atenciosamente,
Direção Estadual do CPERS/Sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário