terça-feira, 10 de março de 2015

A GREVE DOS CAMINHONEIROS

                                           
Tem mais de 20 anos que vivencio as dificuldades desta categoria e me acho em condições de avaliar esta paralisação que parou o Brasil e trouxe prejuízos para vários setores da sociedade e também serviu para mostrar para a população da importância desta categoria tão alijada de direitos!

Os caminhoneiros não quiseram parar,foram compelidos a parar pelas condições de trabalho e retorno financeiro de sua atividade. A paralisação é um ato extremo para dizer que não há mais condições!"Nossa categoria é uma das únicas que trabalha em regime escravo":São trabalhadores que com o passar do tempo foram vendo o nível de exigências para com quem transporta aumentar e o valor do frete,não mudar,pelo contrário,muitas vezes diminuir e se não quiser carregar, sempre tem alguém que carrega,que está mais necessitado ou "queimam frete" como dizem popularmente,para quem entra na atividade mas não depende dela para se manter.

Nas empresas, ainda,antes de sair em viajem, além de todas as exigências quanto às condições do caminhão, aos riscos da carga,também há quem os trate de forma preconceituosa.Nas estradas não bastasse as condições das mesmas, estão expostos a toda sorte de violência e exploração,trabalham sob pressão de horário(embora as empresas não admitam) e risco de vida constantes, muitas vezes não tem lugar seguro para dormir e fazer sua higiene e refeições.

Esta categoria de trabalhadores,por muitos anos, foram acompanhando o aumento dos insumos necessários para trasportar(diesel,trocas de óleo,pneus,manutenção,IPVA,pedágios,seguros)sem que o preço pago para o frete aumentasse na mesma proporção.A insatisfação foi aumentando e muitos que ainda não haviam se dado conta das dificuldades da profissão, foram sendo alertados pelos colegas de profissão, de sua exploração até que desencadeou esse movimento autônomo,auto organizado que surpreendeu até mesmo as direções dos sindicatos.

Quando o movimento atingiu a proporção que atingiu, muitos (políticos,sindicatos e até mesmo empresários)quiseram contabilizar para si o "Poder de parar o Brasil"e "tirar uma beira" do movimento.

Acredito que nem os caminhoneiros, nem o governo ou os empresários tivessem se dado conta do poder que pode ter uma categoria em que todos os setores da sociedade dependem dela, direta ou indiretamente.

Se estes protestos pararam o Brasil de maneira independente e com pouca organização imaginem se organizados!!!

Como sindicalista quero concluir que, infelizmente, nem entre uma categoria responsável por formar opinião como a nossa dos professores, nós conseguimos convencer todos os colegas do quanto é importante estarmos unidos em torno das nossas reivindicações, imagino o quanto deve ter sido difícil para quem fazia os piquetes de beira de estrada, convencer seus colegas da importância de parar seu caminhão e reivindicar, quando lá em suas casas, as contas estão atrasadas e pelo caminho vem rodando com todas as mazelas que convive essa categoria tão valorosa!!

                                                 Cleusa Werner-Diretora do 20º Núcleo de Canoas

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